manifesto anti calças de ganga

18.3.12
me, myself and i
 
Antes de mais há que deixar claro que eu não sou a fã incondicional das calças de ganga, nunca fui. Acho que, ao contrário do que me quer parecer nos outros, as calças de ganga ficam mal à maioria das mulheres. Já aos homens acho que ficam geralmente bem. Sei bem que são um sinal de liberdade e descontração e que são aceites por todos em todo o mundo. Mas se nos distanciarmos desta ideia de que a calça de ganga é jovem e analisarmos o aspecto físico de muitas mulheres e a forma como as calças de ganga só o vem piorar, eu aconselharia na maioria dos casos um vestido ou uma saia em vez das famosas e tão bem aceites calças de ganga. Devo referir, que na minha opinião, as calças de ganga ficam melhor às mulheres com corpos mais masculinos, ou seja pouco rabo e poucas pernas:D
No outro dia presenciei um casal de adolescentes num banco de jardim a namorar (pronto e fico por aqui na descrição) sendo que a rapariga estava com metade do rabo de fora, e eu não estou a exagerar nem ela estava propositadamente a despir-se. A questão é que a calça de ganga que tão bem fica a toda gente era de cintura tão baixa e tão apertada que não dava para acompanhar o corpo na posição sentada. Mas quem se espanta com isto? Quem não assistiu já ao belo do fio dental a sair da calça? Normal, não é? Eu diria que é apenas feio, mas pronto.
Isto tudo porquê? Porque as minhas calças de ganga 'normais' rasgaram. E eu não tinha vontade nenhuma de gastar dinheiro noutras, mas confesso que nos dias em que não me apetece vestir nada de jeito as calças de ganga salvam a situação, lá está são sempre bem aceites:) E lá fui eu, procurar umas calças de ganga 'normais'. Pois qual é o meu espanto quando percebo que não há? Elas são skinny, elásticas, rasgadas, straight, ou lá que mais inventaram para as vender e eu penso...onde estão aquelas calças, que não são elásticas, ainda não estão rasgadas, com a perna a direito e bolsos atrás???? Estão em alguns sítios onde se cobra mais de 100 euros por um par, é verdade, mas eu ainda não descobri lá nenhum anel de ouro dentro, por isso recuso-me a pagar.
Venho irritada por dar por mim a desejar ter uns palitos no lugar das pernas e um rabo achatado, coisa que não tenho e que não acho que deva ter. As calças de ganga, essas sim é que deviam mudar, eu não!

18 comentários:

  1. Concordo em género e número.

    ResponderEliminar
  2. Sei o que isso é. Solução? Procura na secção de homem da Zara por exemplo, que a par da roupa casual para homens-rapazes também tem uma colecção para homens-homens onde há coisas de bons cortes por cerca de 40€.

    ResponderEliminar
  3. Até quem tem "palitos no lugar das pernas" tem dificuldade em encontrar calças de ganga de jeito :( a não ser que esteja disposto a largar umas boas notas como referiste..

    ResponderEliminar
  4. Eu, confesso, já desisti. Ou não passam acima dos joelhos, ou ficam largas na cintura, ou fazem-me parecer ter demasiados quilos a mais. Tenho umas que adoro, há já uns anos, já com demasiados rasgões, mas por muito que procure, não consigo encontrar nenhumas com um corte igual. Troquei as calças de ganga por saias, vestidos e um ou outro par de calças de outros tecidos... pelo menos enquanto puder continuar a usar e abusar de collants opacos :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto de calças de ganga apesar de ser tipo "palito", e digo-te que é difícil arranjar um corte de jeito :)

    Por mim andava sempre de bata ou de farda, não me importava nada. Quando vou a uma loja daquelas de centro comercial já nada me atrai no vestuário a não ser os básicos :)

    ResponderEliminar
  6. Para mim calças de ganga são Levis. São caras mas duram eternidades. E agora eles têm um sistema por tipo de corpo. Gosto muito da forma como me assentam.... Pelo menos passa para experimentar. Aconselho a loja do NorteShopping; de cada vez que lá fui as lojistas foram atenciosas e saí bem servida.

    ResponderEliminar
  7. se eu fosse palito e sem rabo, usava calças de ganga todos os dias. Já passei essa fase de irritaçao à procura de umas calças de ganga, mas agora uso mesmo as do Ivo. Desisti há séculos de as procurar nas Zaras e outras lojas de centro comercial. Em segunda mao já encontrei boas reliquias. E tenho examplares lindo da Mako, à boca de sino! Mas se precisasse de comprar algumas, comprava carhartt-vale a pena os quase 70 euros que se dá por elas!

    ResponderEliminar
  8. Sílvia, a minha experiência é outra.
    Tenho formas parecidas a uma nórdica. Sou alta, grande e não falo do calçado. Por isso, quando compro uma roupa em Portugal, o que é muito raro porque geralmente nada me serve, aposto em roupas o pouco mais caras mas que compensa na qualidade e por esta razão dura mais tempo. Tenho umas calças de ganga, cintura alta, corte bom (para mim o comprimento é também importante) e já passaram 5 anos. O valor que dei por elas foi de longe amortizado e digo-te, mais velhinhas ficam mais gosto delas:)
    Propunha-te "les frippes" um pouco por todos os país a norte da Europa, calças de ganga vintage para um preço muito interessante. Resta saber se gostas de roupas en segunda mão!

    ResponderEliminar
  9. Sílvia,

    Concordo plenamente! As calças de ganga não ficam bem a qualquer mulher e é realmente difícil encontrar umas que fiquem mesmo impecáveis!! Eu que o diga, que visto um tamanho que é bastante desafiante para o pronto a vestir. Embora caras, é certo, a Salsa tem alguns modelos a direito, ou ligeiramente boca de sino, que ficam impecáveis, por serem femininas. Se me ficam bem, ficam a matar ao resto das raparigas!! Ehehehe! Fora isso, só mandando fazer...

    Beijo enorme:)

    ResponderEliminar
  10. ah Silvia, não podia concordar mais! Há ano que desisti de comprar calça de ganga: não há! nunca encontro calças normais, com estrutura normal, sem manchas, nem cortes, nem nada de coisa estranhas! Tenho somente 3 pares de calças de ganga, e chega!

    ResponderEliminar
  11. Diane e Isabel: as calças da carhartt(de homem!) são calças de trabalho, para gente alta, sem rasgões nem manchas, super limpas. Calças com estilo só antigas e em segunda mão. Dessas tenho algumas mas são consideradas de colecção! :-)

    ResponderEliminar
  12. oh joana, onde arranjas calças de ganga antigas no Porto?

    ResponderEliminar
  13. Não dá para disfarçar um mau corte em calças de ganga, é o maior problema que elas têm.
    Eu ainda uso umas das minhas primeiras levis, agora transformadas em calções e o último par que comprei tem feito valer o dinheiro que paguei por elas. Já vão em 5 anos e estão impecáveis. São simples, corte a direito e fazem-me sentir muito feminina porque se chamam Eve.
    O meu truque para comprar calças de ganga (que cada vez mais aplico ao guarda roupa inteiro) é ignorar as tendências e investir para uma década em vez de investir para uma estação.

    ResponderEliminar
  14. Já viu a HM? Eles tem um modelo que me parece ser o que procura, e que chama Loyal, ou Original (não aparecem no site) por volta de 30€.
    S.

    ResponderEliminar
  15. as minhas que rasgaram eram essas, mas agora não encontro, são todas elásticas:(

    ResponderEliminar
  16. A massificação industrial contribuiu para o "vender custe o que custar" independentemente de ser confortável ou não. O conforto não vende mas sim o extravagante, e quanto mais melhor, e como há sempre pessoas que gostam de "estar na moda" inventam-se coisas que não servem o propósito para o qual inicialmente foram criadas, assim na próxima colecção tens que comprar outras... isto talvez seja marketing ou então designers mesmo muito maus que querem manter os seus empregos custe o que custar! Experimenta na MGN às vezes têm momentos de iluminação! Mas deixo aqui outra sugestão, se as calças que realmente gostas já estão tão mal que não dão para usar nem mesmo com remendos desmancha-as todas e copia o molde não esquecendo o fio direito da ganga e depois é so fazeres tu mesma outras de ganga ou não, vais ver que ficam fabulosas e tenho a certeza que com a tua força de vontade ainda crias é uma empresa de calças!!!! Ou então passa aqui por Lx que tratamos disso num estantinho!!!!:) Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. por vezes as coisas simples são as mais complicadas de conseguir!

    ResponderEliminar
  18. Eu bem sei do que falam :/
    Tenho barriga e pouco rabo, odeio calças de ganga, adoro vestidos e saias e legguns e tunicas, agora calças, deus me livre.
    Costumava ir á salsa mas hoje em dia recuso.me, gastava fortunas e ficavam tao mal como as outras, o rabo n mudava nada e barriga igual.
    Desisto.
    Infelizmente no meu emprego so posso usar gangaa :/ nervos
    Passo horrores nas lojas, demoro horas, transpiroa vestir , as vezes, raras, q saio de la com um par passado um dias é q reparo q me ficam mal tambem :(
    Ja n sei o q fazer :/

    ResponderEliminar